16/08/2018 12:05:23

OAB Minas instala TED do sul de Minas em Poços de Caldas

A seccional mineira instalou o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) do sul de Minas em Poços de Caldas, nesta quarta-feira (15/8). Com a implantação, os procedimentos contra advogados da região serão julgados na própria cidade. Essa é a terceira turma fora de Belo Horizonte, além de Juiz de Fora e Uberlândia. A cerimônia ocorreu durante a IX Semana Jurídica "11 de Agosto" em comemoração ao Mês do Advocacia.

O presidente da OAB Minas, Antônio Fabrício Gonçalves, destacou que "com a instalação do TED, damos mais um passo na regionalização ao descentralizar os serviços da OAB. Os membros do tribunal terão o papel de manter a dignidade e o respeito da classe, fazendo com que os bons advogados sejam rapidamente julgados e os maus punidos, pois não temos o compromisso com o erro".

O presidente da subseção local, Luís Gustavo Pereira Morás, ressaltou a confiança que a seccional mineira depositou na subseção ao instalar o TED em Poços de Caldas e agradeceu em nome da advocacia da região.

O Tribunal de Ética e Disciplina é um órgão disciplinar, fundado em 1997, e tem como função julgar, em primeiro grau, advogados em matéria ético-disciplinar; promover a tentativa de conciliação em processos contra advogado e fornecer cópias de procedimentos e certidões às partes e aos procuradores. Além disso, é de sua responsabilidade promover a ética em todo o estado. Em Minas, apenas 4% dos advogados são processados.

Após a solenidade, Antônio Fabrício fez uma palestra sobre A Prevalência do Negociado sobre o Legislado após a Reforma Trabalhista. O evento teve a participação do secretário-geral da OAB Minas, Gustavo Chalfun; a secretária adjunta da OAB/RJ, Ana Amélia Menna Barreto; presidentes de subseções de Andradas, Cássio Henrique Turatti; Caldas, Pedro César Carvalho dos Santos; Campestre, João Miranda e Silva; Itajubá, João Luiz de Campos e Pouso alegre, Luiz Paulo Moreira; conselheiros seccionais e subseccionais.

O TED do sul de Minas é presidido por Fábio Camargo de Souza e tem como membros os advogados Gamaliel do Lago Nogueira, João Batista da Silva, João Luiz de Campos, José Editis David, Juliano Comunian, Rômulo Azevedo Ribeiro, Wanderlei Elias Colhado, André Kersul Costa, Rovilson Marques de Carvalho Júnior e Adriana de Carvalho Nader.

Revitalização da Casa da Advocacia de Cambuí

O presidente da OAB Minas, Antônio Fabrício Gonçalves, entregou a casa da advocacia de Cambuí totalmente revitalizada.

O local fica próximo ao Fórum da cidade e recebeu todo o mobiliário padronizado pela seccional mineira com balcão de recepção, armários, mesas, espaço para café, três estações individuas de trabalho, além de impressora e escâner. A sala também possui cozinha e banheiro.

"Tivemos o total apoio da OAB Minas para revitalizar a casa da advocacia de Cambuí, que atenderá, não só os 119 advogados inscritos, mas todos os advogados que atuam na região, garantindo mais condições adequadas de trabalho", destacou o presidente da subseção, Vladimir Eduardo Chicarelli Lollobrigida.

Estiveram presentes na entrega, os conselheiros seccionais, Dirceu Xavier da Costa e Carlos Messias Muniz, além de advogados da região.

Casa da advocacia de Cambuí

Rua vereador Ângelo Bernardo Faccio, 40 - térreo - Centro