15/05/2018 16:05:21

OAB Minas realiza evento sobre os 130 anos da abolição da escravatura




 

A OAB Minas, por meio da Comissão de Promoção da Igualdade Racial, promoveu o seminário O Racismo Pós Abolição: Igualdade e/ou Mito?, na noite da última segunda-feira (15/5). A abertura do evento foi realizada pelo tesoureiro adjunto, Adriano Cardoso. 

O objetivo do encontro foi discutir sobre os 130 anos da abolição da escravatura, comemorado no último dia 13 de maio, data em que foi assinada a Lei Áurea no ano de 1888. 

Segundo o presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da seccional mineira, Gilberto Silva, "permanecemos vivendo num meio social excludente, em que os esforços na criação de medidas efetivas para a redução dos impactos da escravidão ainda são reduzidos".

A presidente da Comissão da Igualdade Racial da subseção de Uberlândia, Edilaine Silva, disse que "a abolição não é uma comemoração, pois sabemos a realidade enfrentada pela população negra desde a assinatura da Lei Áurea até hoje, mas não podemos negar que o negro vem ocupando seus espaços". 

Já o professor Marcos Cardoso apresentou as principais questões históricas ligadas a abolição do trabalho escravo no Brasil, as lutas que se deram naquele momento, a participação da população negra nesse processo e o pós abolição e suas consequências que impactam até hoje. Um grupo temático discutiu a Violência Contra as Mulheres Negras no Brasil. O encerramento contou com a entrega dos certificados aos participantes do curso sobre História da África, organizado pela comissão.





RECEBA O BOLETIM ELETRÔNICO OAB/MG NOTÍCIAS

Nome


E-mail






OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais
Rua Albita, 250 - Cruzeiro | Belo Horizonte - MG | CEP 30310-160 | Telefone (31) 2102-5800