19/03/2018 17:39:07

Comissão Estadual da Verdade apresenta Relatório Final a OAB Minas




O presidente da seccional mineira, Antônio Fabrício Gonçalves, recebeu de integrantes da Comissão da Verdade em Minas Gerais o Relatório Final que detalha os anos da ditadura militar no estado, nesta segunda-feira (19/3).

A OAB Mineira é uma das parceiras do levantamento iniciado em 2013 e que relata em 5 volumes divididos em 13 temas, pesquisas feitas em documentos, a partir de depoimentos e em audiências públicas. O relatório traz os resultados de investigações sobre as violações de direitos humanos em Minas Gerais, de 1946 a 1988, especialmente as cometidas durante o período da ditadura (1964-1985).

Antônio Fabrício frisou que o trabalho conjunto que começou com a assinatura em 2016 de um termo de cooperação entre a OAB Minas e a Comissão da Verdade Estadual continua. O próximo passo, segundo ele, será uma pesquisa específica sobre a advocacia nos anos da ditadura e a criação de um acervo sobre o tema.

O presidente da Comissão da Verdade da OAB Minas, Márcio Santiago, disse que o documento vai ser uma importante fonte de pesquisa para a comunidade e para a advocacia, pois contém dados que ainda não haviam sido revelados.

Toda a documentação foi reunida em 50 mil páginas e vai ser disponibilizada em breve em um portal no site do arquivo público do estado.

Já o Relatório Final da Comissão da Verdade em Minas Gerais pode ser acessado no site: http://www.comissaodaverdade.mg.gov.br

Comissão da Verdade

A Comissão de Verdade é um órgão oficial ou extraoficial, instituído com a função de construir uma narrativa de um período de graves violações de direitos humanos, apontando os crimes que foram cometidos, as circunstâncias dessas violências e pessoas envolvidas. Em Minas, a Comissão da Verdade foi criada em 2013.

 





RECEBA O BOLETIM ELETRÔNICO OAB/MG NOTÍCIAS

Nome


E-mail






OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais
Rua Albita, 250 - Cruzeiro | Belo Horizonte - MG | CEP 30310-160 | Telefone (31) 2102-5800