17/07/2017 11:16:57

Congresso debate o trabalho escravo no Brasil




O Congresso Trabalho Escravo Contemporâneo: Desafios e Perspectivas - Novo cenário trabalhista e impactos no enfrentamento ao trabalho escravo contemporâneo reuniu profissionais de diferentes ramos de atuação para aprofundar o estudo da precarização do trabalho, seus reflexos na atuação da Justiça do Trabalho e nos direitos dos trabalhadores.

O evento contou com a parceria da OAB/MG e aconteceu foi na sede do Tribunal Regional do Trabalho 3ª Região (TRT3), nesta sexta-feira (14/7). A seccional mineira foi representada pela vice-presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, Luciene Sudário Santos.

O presidente do TRT3, Júlio Bernardo do Carmo, lembrou que ainda ocorrem casos de trabalho escravo na sociedade brasileira nos dias de hoje. "O Brasil foi o último país a abolir a escravidão", frisou. O desembargador disse que Minas Gerais é recordista em ocorrências de trabalhos forçados, principalmente no Norte do Estado.

Participaram do congresso o secretário de direitos humanos, participação social e cidadania de Minas Gerais, Nilmário Miranda, o 2º vice-presidente do tribunal, desembargador Luiz Ronan Neves Koury, os desembargadores José Eduardo de Resende Chaves Júnior e Paula Oliveira Cantelli e o superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais (SRTE/MG), João Carlos Gontijo de Amorim.

O encontro foi promovido pela Escola Judicial do TRT3 em parceria com o Comitê Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Apátrida, Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo (Comitrate); Secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac); Clínica de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas da Faculdade de Direito da UFMG e o Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais.





RECEBA O INFORMATIVO OAB/MG

Selecione uma Categoria


Selecione um Estado

Nome:

;

E-mail:

;







OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais
Rua Albita, 260 - Cruzeiro | Belo Horizonte - MG | CEP 30310-160 | Telefone (31)2102-5800