10/03/2017 11:37:11

Congresso de Processo Civil discute a aplicação da lei no primeiro ano de vigência

O Congresso de Processo Civil – Um Ano de Vigência do CPC teve prosseguimento, na tarde da quinta-feira (9/3), com a discussão de importantes temas centrais, dentre eles, Métodos Adequados de Resolução de Litígios; Tutela Provisória, Cognição e Coisa Julgada e Poderes do Juiz no CPC/2015.

O idealizador do Congresso e secretário-geral adjunto da OAB/MG, Charles Vieira, falou sobre a importância de sua realização e fez um balanço do primeiro dia. Segundo ele, o evento foi construído a partir da criação da Comissão de Processo Civil pelo Conselho Seccional.

“O congresso foi formatado de uma forma diferente de todos os eventos já realizados sobre o novo CPC, por que os palestrantes estão tirando dúvidas sobre os avanços que surgiram a partir da sua vigência da lei e, também, explicando como vem sendo aplicada essa nova norma processual”, disse Charles Vieira. Ele lembrou que a Caravana do novo CPC rodou todo o estado, em 2016, levando aos advogados das subseções conhecimento do ponto de vista teórico.

O presidente da OAB/MG, Antônio Fabrício Gonçalves, disse que este evento fecha o primeiro ciclo de estudo do código de processo civil após um ano. “As caravanas percorreram o estado levando conhecimento à classe e este congresso, com a participação de mais de 800 inscritos, reforça o nosso trabalho de educação continuada em favor da formação do advogado para que ele seja mais instrumentalizado para o dia a dia”.

O vice-presidente da OAB Federal, Luís Cláudio Chaves, lembrou que este Congresso de Processo Civil, promovido pela seccional mineira, está em sua décima edição e que “vem sendo um sucesso absoluto entre a advocacia de todo país e, especialmente este ano, com o amadurecimento do novo CPC, o evento está mais rico em experiências vividas pelos colegas ao longo desse ano, o que traz uma análise da aplicação prática desse CPC à realidade brasileira”.

O Congresso de Processo Civil tem continuidade, nesta sexta-feira (10/3) com a conferência de encerramento proferida pelo ministro Sérgio Kukina. Durante o todo o dia serão debatidos os seguintes temas: Execução e Cumprimento; Processo e Direito Material; Sistema Recursal – Apelação e Agravo; A Litigiosidade Repetitiva; Os Tribunais Superiores e os Precedentes; Os Desafios e Perspectivas do Sistema Processual.

Medalha Raymundo Cândido

A maior honraria da seccional mineira, a Medalha Raymundo Cândido, foi entregue ao professor e coordenador do programa da Caravana do Novo CPC, Welington Luzia Teixeira, por sua dedicação e em reconhecimento ao trabalho voluntário prestado em prol dos advogados.

RECEBA O INFORMATIVO OAB/MG

Selecione uma Categoria

Selecione um Estado

Nome:

;

;

Rua Albita, 260 - Cruzeiro | Belo Horizonte - MG | CEP 30310-160 | Telefone (31)2102-5800